SEJAM BEM-VINDOS!!!

Este blog foi criado para discurtirmos a trajetória da Educação Profissional no Brasil, por isso todos sintam-se convidados a contribuir com opiniões, sugestões e críticas.

RESENHA DE FILMES

















1) RATATOUILLE


Este filme conta as peripécias de um ratinho chamado Emy e seu amigo Linguini. Emy está cansado da vida de rato, de só comer restos, porque seu paladar é, digamos, um tanto refinado. Ele é fã de grande chefe francês de nome Gusteau, já falecido, e que adotava o lema: "qualquer um pode cozinhar". Após, perder-se de sua família, Emy vai parar em Paris, justamente no restaurante de Gusteau, agora conduzido por um chefe ranzinza e autoritário. Aí, um jovem de nome Linguini, é recém contratado para o trabalho de coleta de lixo, mas resolve mexer numa panela de sopa, para desespero de Emy, que observava tudo de longe. Conduzido pelo espírito de Gusteau, que vem acompanhando-o desde que ele se perdeu de sua família, Emy coloca diversos ingridientes na sopa, que servida no restaurante, agrada muito. Linguini é desafiado a cozinhar e com a ajuda do seu mini-chefe vai fazendo maravilhas no restaurante. Depois, acaba-se descobrindo a origem de Linguini - filho legítimo de Gusteau - e o chefe ranzinza é dispensado. Diante da popularidade alcançada por seus pratos, Linguini tem que enfrentar um grande desafio: cozinhar algo que agrade um dos maiores críticos gastronômicos da cidade. Ele, então, vê-se obrigado a revelar a todos que quem cozinhava era o ratinho; todos os empregados do restaurante o abandonam, inclusive, sua namorada Colete. Emy convoca sua família para ajudá-los,organizar tudo na cozinha, delega funçoes; Colete volta arrependida e também ajuda; Linguini assume o posto de garçom; e o prato que é preparado agrada bastante ao crítico. Este é um ótimo filme para refletirmos acerca de liderança - qualquer pode tornar-se um grande líder, só depende é de não nos conformarmos com nossa condição, como vez Emy, e lutarmos por nossos objetivos.


2) O HOMEM QUE COPIAVA

Este filme protagonizado por Lázaro Ramos, conta a trajetória de um moço chamado
André, cujo hobby é desenhar, e que, como muitos brasileiros, tem que se virar para sobreviver com pouco dinheiro. Ele trabalha numa papelaria, exercendo a função de "operador de fotocopiadora". Sua grande paixão é Sílvia, personagem vivida por Leandra Leal, que trabalha numa loja de roupas e a quem André observava da janela de sua casa todos os dias, através de binóculo. Certa vez, a pretexto de comprar um presente para sua mãe, ele entra na loja onde ela trabalha, só para vê-la. É aí que começa o desespero dele por dinheiro, pois o presente que Sílvia lhe sugere custava R$38,00. Como arrumar esta quantia?Ele tenta arrumar emprestado com Cardoso (Pedro Cardoso), mas não consegue e agora só pensa em enricar. Com a ajuda deste, ele rouba o carro-forte de um banco, mas é supreendido logo depois: havia ganhado um grande prêmio. Com medo de serem descobertos, eles contam com a ajuda de Marinês (Luana Piovanni)para ir receber o prêmio. Sílvia apresenta seu pai a André e este o reconhece como sendo o assaltante e passa a chantageá-lo. Ela convence André a matar o pai; e com a cumplicidade de Cardoso e Marinês, eles o executam. Depois, fogem para o Rio de Janeiro, como se nada tivesse acontecido.Este é bom filme para refletirmos sobre as dificuldades do povo brasileiro e a falta de punidade - sim porque André roubou e até matou, mas nada lhe aconteceu.

3) O DIABO VESTE PRAGA

Este filme mostra o glamour do mundo da moda. Andréia (Andy) é uma jovem jornalista recém-chegada a Nova York, em busca de emprego. Ele consegue ser admitida por uma grande revista de moda e vai ter que se descobrar para dar conta dos pedidos de sua autoritária chefe, Miranda, uma mulher de pulso forte, muito respeitada. É o chamado "emprego dos sonhos" de toda garota. Andy consegue ganhar a confiança da chefe, mas depois percebe que existem coisas mais importantes na vida: amigos, namorado, família...Ela acaba desistindo de tudo isto, e é convidada pelo namorado a mudar-se com ele para outra cidade. Este filme é bom para refletirmos sobre o autoritarismo de quem comanda e obediência do subordinado. Ao assistir esta trama, eu associei a figura de Miranda a do Banco Mundial e de outros organismos que ditam as regras aos países endividados, e Andréia, eu relacionei à figura destes últimos, submissos, obedientes, pouco questionadores. Pena que estes países - o Brasil, por exemplo - ainda não foram capazes de dar um basta nesta situação!!!!!!!